Para que o laminado melamínico de alta resistência dure anos a fio, a colocação do produto deve ser feita por profissionais, que podem utilizar colas à base de solvente ou de água. O principal mérito pela beleza de um ambiente com este tipo de material refere-se ao produto utilizado; são estes nossos fornecedores e produtos: FORMICA (Formiwall e Formipiso) e a PERTECH (Perpiso e Perplac) com a qualidade única do adesivo que a UNA fabrica específico para cada aplicativo. Outra consideração IMPORTANTE é a qualificação e perfeição na colocação. Especialidade da Uniplac; citada em diversos artigos e revistas do ramo*; e fortemente conceituada e indicada pelos fabricantes; que em seus websites contam com fotos des obras realizadas pela Uniplac entre outros. Faz trabalhos junto aos arquitetos inovando em suas colocações e desenhos; personalizando o projeto. Veja mais detalhes em obras nas fotos ilustrativas.
A Uniplac respeita fidedignamente as especificações de aplicação do produto com relação inclusive as variações de temperatura que muito influenciam no resultado final da colocação do produto e na qualidade de selamento deste evitando que falhas possam ocorrer quanto à formação de bolhas ou infiltrações. Este acabamento além de correto deve ser perfeito quanto a disponibilidade e visual do mesmo; diferencial garantido pela Uniplac. Veja exemplos de colocação em seus aplicativos.


Na parede, usando cola à base de solvente:

  1. Depois de limpa e nivelada, a superfície é “queimada” ou “selada” om um primer, feito com cola e diluente.
  2. A placa ou régua de laminado melamínico de alta resistência é acertada milimetricamente e, posteriormente, cortada com um riscador.
  3. A cola à base de solvente é espalhada na parte posterior da régua com uma espátula dentada.
  4. O mesmo adesivo também é aplicado na superfície, para garantir total aderência do revestimento.
  5. Respeitado o tempo de cura, o laminado de alta resistência é aplicado cuidadosamente, recebendo forte pressão para eliminar o ar.


Na parede usando cola à base de água:

  1. A régua ou placa é acertada com uma plaina, sempre deixando uma junta de dilatação.
  2. Antes de receber a cola, o laminado melamínico de alta resistência é ajustado na parede, para que seu tamanho fique adequado ao espaço.
  3. A cola à base de água é distribuída na superfície com um rolo de lã: sem emissão de gases tóxicos e sem risco de inflamabilidade.
  4. Tal qual o adesivo à base se solvente, a cola à base de água é distribuída na superfície e no revestimento.
  5. O ultimo passo é colar a placa na parede, sempre fazendo forte pressão. Depois basta limpar.


No piso, usando cola à base de solvente:

  1. Quando necessário, para regularizar pequenas imperfeições do contrapiso de cimento queimado, usa-se uma mistura de cola branca, cimento e água.
  2. A “queimação” da superfície é feita com diluente e cola, na proporção 1/1, com o auxilio de uma espátula.
  3. A cola deve ser espalhada sobre o piso, respeitando a temperatura ambiente acima de 17° C e a umidade relativa do ar entre 40% e 60%.
  4. A régua de laminado melamínico de alta resistência também recebe o adesivo, a fim de garantir total aderência no piso. Depois do ajuste das réguas, o processo exige forte pressão para garantir a colagem eficiente.


* Revista Pisos e revestimentos – Editora On Line


Rua Brigadeiro Galvão, 459 - Barra Funda - São Paulo - SP - Telefone:- (11) 3826-5055